Artrose

O que é e como se trata

O que é Artrose? A osteoartrose (OA), também conhecida como osteoartrite ou simplesmente artrose, corresponde a um conjunto de patologias que resulta em alterações anatômicas, como a perda da cartilagem que envolve os ossos das articulações, e consequentes repercussões, como dor e incapacidade funcional.

Quais são os sintomas da Artrose do Joelho? Além de provocar dor, sensação de rigidez e edema (inchaço), a osteoartrose pode causar limitações funcionais, tais como:

- Perda/redução da mobilidade do joelho;
- Deformidades;
- Incapacidade.

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Artrose - Como se trata

O que causa a Artrose? A Artrose pode surgir sem causa aparente, sendo então considerada primária ou idiopática (sem causa conhecida). Ou ter um fator identificado que favoreça o seu aparecimento (fator predisponente), a chamada osteoartrose secundária. Diversas condições têm sido relacionadas como agentes causais de osteoartrose secundária. Particularmente, as doenças metabólicas, distúrbios anatômicos, excesso de peso, traumatismos, artrites e infecções.

Quem pode desenvolver a Osteoartrose?

1 | Suscetibilidade (maior predisposição à doença)
A herança genética é um importante componente para o desenvolvimento de osteoartrose, particularmente na sua forma poliarticular, em que são afetadas várias articulações. Ou seja, as pessoas que têm parentes com osteoartrose generalizada apresentam maior risco de desenvolver a doença.


O excesso de peso corporal pode estar associado ao desenvolvimento de osteoartrose nos joelhos em ambos os sexos. De qualquer maneira, a sobrecarga de peso acentua a dor nas articulações dos membros inferiores e da coluna lombar.


A predominância de osteoartrose poliarticular no sexo feminino sugere que este tipo de problema articular pode ser favorecido por alterações hormonais. Aliás, esta doença parece ocorrer com maior frequência após a menopausa.


Indivíduos com excesso de amplitude de movimentos, devido a muita flexibilidade nas articulações, apresentam risco maior de desenvolver osteoartrose.


As patologias que causam inflamação das articulações (artropatias) podem ocasionar osteoartrose secundária. Têm também sido documentadas algumas associações entre osteoartrose e diabetes mellitus. Além disso, as doenças que alteram a estrutura da articulação estão fortemente relacionadas com o aparecimento e a progressão de osteoartrose.

2 | Fatores mecânicos
O traumatismo de forte intensidade é uma causa comum de osteoartrose do joelho, principalmente quando acomete os ligamentos ou os meniscos. Quando um menisco é retirado (meniscectomia), ocorre um risco maior de desenvolvimento de osteoartrose. Os riscos aumentam com o avançar da idade, com a predisposição e com a ocasião da meniscectomia. Em alguns casos, a doença pode instalar-se em indivíduos mais jovens. No traumatismo em que ocorre fratura ou luxação, podem ocorrer alterações da função mecânica da articulação, o que pode predispor ao aparecimento de Artrose.



Quais são as formas de tratamento da Artrose? Existem muitos tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas desta doença, bem como para melhorar e preservar a função articular e a qualidade de vida. Tais tratamentos envolvem desde a simples orientação educacional para os doentes até ao uso de medicação, fisioterapia e, em casos extremos, cirurgia.

É importante que a pessoa com osteoartrose mantenha boa saúde geral, elimine os fatores de risco, como o excesso de peso corporal, preserve uma boa força muscular e, acima de tudo, reconheça a sua própria responsabilidade no controle do tratamento.

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Artrose - Como se trata

Exercícios, fisioterapia e hidroterapia Exercer alguma atividade física diária (compatível com a respectiva idade e condicionamento físico) é extremamente importante. Tal conduta melhora o sistema cardiovascular, a sensação de bem-estar e a função mental, além de reduzir a ansiedade, a depressão ou outra forma de stress psicológico que possam estar presentes.

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Artrose - Como se trata

Os exercícios devem ser moderados e de baixo impacto
Obviamente, as atividades físicas devem respeitar a gravidade do envolvimento articular, além da saúde geral da pessoa com osteoartrose. Fisioterapia e hidroterapia também são úteis para a prevenção e para o tratamento da osteoartrose.

Calçados, acessórios e terapia ocupacional
O calçado apropriado é particularmente importante. Palmilhas, calcanheiras e outros recursos para o realinhamento, absorção de impacto e conforto podem ser utilizados dentro dos calçados para facilitar o ato de caminhar. Diversos acessórios (órteses), como as bengalas ou as muletas, podem contribuir para melhorar a segurança e a estabilidade, além de reduzir a dor ao caminhar. Alguns doentes com quadros mais graves podem se beneficiar com o uso destes acessórios.

Diversos recursos disponíveis no lar e no trabalho podem ser de grande ajuda, fazendo com que a terapia ocupacional também ganhe destaque no tratamento da osteoartrose. O ensino de técnicas para a execução de tarefas do dia-a-dia é útil para que o doente possa conviver melhor com sua rotina diária.

Tratamento medicamentoso Muitos medicamentos têm sido utilizados no tratamento da osteoartrose. Os agentes analgésicos, incluindo os anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), ou seja, não-derivados de hormonas, são geralmente recomendados para:

- Casos de dor aguda e particularmente fortes;
- Medida preventiva, antes de alguma atividade física que provavelmente ocasionará dor de maior intensidade;
- Suprimir quadros dolorosos persistentes, de maneira regular.

É importante destacar que os AINE representam a medicação mais usada no tratamento da osteoartrose, sendo principalmente utilizados para alívio da dor e da rigidez articular e melhoria da capacidade funcional. Os anti-inflamatórios não seletivos podem, no entanto, causar reações adversas importantes ao nível do tubo digestivo (gastrite, úlceras, perfurações, hemorragias). Para evitar esses efeitos indesejáveis, foi desenvolvida uma nova classe de AINE que mantém a capacidade de combater a dor e a inflamação da osteoartrose com menor risco de efeitos gastrointestinais indesejáveis.

Deve ter-se especial precaução com o uso dos AINE, particularmente em indivíduos mais idosos com função renal ou função hepática comprometidas, pois são, em geral, mais sensíveis a eventuais reações adversas do medicamento utilizado. Recomenda-se, portanto, utilizar esses medicamentos sempre sob orientação médica.

A injeção local (infiltração articular, ou seja, na própria articulação) também pode estar indicada, desde que administrada por médicos com experiência clínica na área.

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Radiografia de joelhos com artrose

Tratamento cirúrgico Existem diversos procedimentos cirúrgicos que podem trazer benefícios em variadas situações, de acordo com as características de cada caso e as indicações determinadas pelo médico responsável.

Infiltração Ver mais sobre Viscossuplementação / Ácido Hialurônico

Compartilhar:

Cirurgias para artrose

Subcondroplastia

Acesse

Osteotomia

Acesse

Prótese do Joelho

Acesse