As indicações mais comuns para Artroscopia de joelho são:
- Reparo de lesão meniscal;
- Reconstrução do ligamento cruzado anterior e/ou posterior;
- Reparo de lesão da cartilagem;
- Remoção de fragmentos soltos de osso ou cartilagem articular.
Recuperação pós artroscopia
Recuperação da artroscopia do joelho é muito mais rápida do que a recuperação da cirurgia no joelho aberto tradicional. Ainda assim, é importante seguir as instruções do seu cirurgião ortopédico com cuidado depois de voltar para casa.
Cuidados no pós operatório
O paciente sai do hospital com um curativo cobrindo o joelho. É importante manter as feridas limpas e secas. O seu cirurgião irá vê-lo no consultório alguns dias após a cirurgia para verificar o seu progresso, revisar os achados cirúrgicos e começar o seu programa de tratamento pós-operatório. O Dr. Marcelo Tostes sempre deixa o número do seu celular para seus pacientes.
Caminhar após a cirurgia
A maioria dos pacientes necessita muletas ou outra assistência após a cirurgia artroscópica, em geral, por 48 horas. O seu cirurgião irá lhe dizer quando é seguro colocar peso sobre a perna operada. Se você tem alguma dúvida como caminhar, ligue para o cirurgião.
Condução de veículos
O seu médico irá discutir com você quando pode dirigir. Esta decisão é baseada em uma série de fatores, incluindo:
- O joelho envolvido;
- Set você dirige um carros com mudança automática (hidramático) ou troca de marchas com embreagem;
- A natureza do procedimento;
- O nível de dor;
- Uso de analgésicos narcóticos ou que diminuam os reflexos no pós operatório;
- Como está o controle motor do joelho no pós operatório.
Tipicamente, os pacientes são capazes de conduzir 1-3 semanas após o procedimento, principalmente joelho esquerdo com carros automáticos.
Medicamentos
O seu médico irá prescrever medicação para dor para ajudar a aliviar o desconforto após a cirurgia. Além disso, o Dr. Marcelo Tostes normalmente entrega um programa de terapia física formal, para melhorar o seu resultado final.
Complicações
Como com qualquer cirurgia, há riscos associados com a artroscopia do joelho. Possíveis problemas pós-operatório com artroscopia do joelho incluem:
- Infecção
- Acúmulo de sangue no joelho (hematoma)
Sinais de alerta no pós operatório
Ligue para o seu cirurgião ortopedista imediatamente se sentir qualquer dos seguintes:
- Febre
- Calafrios
- Calor persistente ou vermelhidão ao redor do joelho
- Dor persistente ou aumento progressivo da dor
- Inchaço significativo no joelho
- Aumento da dor, inchaço e endurecimento no músculo da panturrilha
ATENÇÃO:
Através de muitos estudos e observação clínica, hoje se sabe que RARAMENTE um menisco deve ser operado! Muitas vezes o estudo de imagens, como o da Ressonância Magnética, mostra alterações meniscais como "lesão ou fratura do corno posterior do menisco medial" de aspecto degenerativo e que NÃO DEVEM SER OPERADAS! Mesmo que haja um alívio da dor no pós operatório (artroscopia), com o passar dos meses e anos, um processo de artrose precoce se instalará no joelho operado.