Meniscos

Cirurgia - Artroscopia

O que é a artroscopia de joelho? A artroscopia é um procedimento cirúrgico comum no qual a articulação (Artro-) é vista por dentro (-escopia), usando uma pequena câmera. Artroscopia dá aos médicos uma visão clara do interior do joelho. Isso ajuda a diagnosticar e tratar problemas do joelho.

Avanços tecnológicos têm levado a monitores de alta definição e câmeras de alta resolução. Estas e outras melhorias fizeram da artroscopia uma ferramenta muito eficaz para o tratamento de problemas no joelho. Segundo a American Society for Orthopaedic Sports Medicine, mais de 4 milhões de artroscopias do joelho são realizadas em todo o mundo a cada ano.

Descrição A artroscopia é feita através de duas pequenas incisões. Durante o procedimento, o cirurgião ortopédico insere o artroscópio (um instrumento pequeno com uma câmera do tamanho de um lápis) na articulação do joelho. O artroscópio envia a imagem para um monitor de televisão. No monitor, o cirurgião pode ver as estruturas do joelho com grande detalhe.

Esse procedimento é usado para reparar ou remover os tecidos danificados. Para fazer isso, pequenos instrumentos cirúrgicos são colocados através de duas incisões, uma de cada lado do joelho.


Dr. Marcelo Tostes
Dr. Marcelo Tostes

Dr. Marcelo Tostes

Preparação para Cirurgia Antes de indicar cirurgia, o ortopedista realiza o exame clínico e avalia os exames de imagem. Para ajudar a planejar o procedimento, o cirurgião ortopédico pode ordenar exames pré-operatórios. Estes podem incluir o hemograma, coagulograma, eletrólitos do sangue, exames para avaliar a função renal e um ECG (eletrocardiograma). O paciente deve ser avaliado pelo clínico ou cardiologista para determinar o risco cirúrgico. Antes da cirurgia, informe o seu médico ortopedista sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma.

Cirurgia A artroscopia é um procedimento realizado com internação de curta permanência, sendo possível, em alguns casos, a cirurgia com alta no mesmo dia.

Chegada ao hospital Você provavelmente será convidado a chegar algumas horas antes da cirurgia para realizar a burocracia de internação e preencher a documentação do convênio/seguro saúde. A realização de procedimentos cirúrgicos requer o jejum de água e comida por, no mínimo, 8 horas.

Anestesia Antes da cirurgia, um membro da equipe de anestesia irá lhe atender. A artroscopia pode ser realizada sob anestesia regional com sedação ou sob anestesia geral.

Procedimento O cirurgião ortopédico fará duas pequenas incisões no joelho. Seu ortopedista irá inserir instrumentos minúsculos através de uma outra pequena incisão. Estes instrumentos podem ser tesouras, shaver, probe, eletrocautério, ponteiras de rádio frequência, instrumentos especiais para sutura, etc. Esta parte do procedimento geralmente dura de 15 minutos a uma hora. O tempo total depende do tipo de cirurgia que está sendo realizada.

As indicações mais comuns para Artroscopia de joelho são: - Reparo de lesão meniscal;
- Reconstrução do ligamento cruzado anterior e/ou posterior;
- Reparo de lesão da cartilagem;
- Remoção de fragmentos soltos de osso ou cartilagem articular.

Recuperação pós artroscopia Recuperação da artroscopia do joelho é muito mais rápida do que a recuperação da cirurgia no joelho aberto tradicional. Ainda assim, é importante seguir as instruções do seu cirurgião ortopédico com cuidado depois de voltar para casa.

Cuidados no pós operatório O paciente sai do hospital com um curativo cobrindo o joelho. É importante manter as feridas limpas e secas. O seu cirurgião irá vê-lo no consultório alguns dias após a cirurgia para verificar o seu progresso, revisar os achados cirúrgicos e começar o seu programa de tratamento pós-operatório. O Dr. Marcelo Tostes sempre deixa o número do seu celular para seus pacientes.

Caminhar após a cirurgia A maioria dos pacientes necessita muletas ou outra assistência após a cirurgia artroscópica, em geral, por 48 horas. O seu cirurgião irá lhe dizer quando é seguro colocar peso sobre a perna operada. Se você tem alguma dúvida como caminhar, ligue para o cirurgião.

Condução de veículos O seu médico irá discutir com você quando pode dirigir. Esta decisão é baseada em uma série de fatores, incluindo:

- O joelho envolvido;
- Set você dirige um carros com mudança automática (hidramático) ou troca de marchas com embreagem;
- A natureza do procedimento;
- O nível de dor;
- Uso de analgésicos narcóticos ou que diminuam os reflexos no pós operatório;
- Como está o controle motor do joelho no pós operatório.

Tipicamente, os pacientes são capazes de conduzir 1-3 semanas após o procedimento, principalmente joelho esquerdo com carros automáticos.

Medicamentos O seu médico irá prescrever medicação para dor para ajudar a aliviar o desconforto após a cirurgia. Além disso, o Dr. Marcelo Tostes normalmente entrega um programa de terapia física formal, para melhorar o seu resultado final.

Complicações Como com qualquer cirurgia, há riscos associados com a artroscopia do joelho. Possíveis problemas pós-operatório com artroscopia do joelho incluem:

- Infecção
- Acúmulo de sangue no joelho (hematoma)

Sinais de alerta no pós operatório Ligue para o seu cirurgião ortopedista imediatamente se sentir qualquer dos seguintes:

- Febre
- Calafrios
- Calor persistente ou vermelhidão ao redor do joelho
- Dor persistente ou aumento progressivo da dor
- Inchaço significativo no joelho
- Aumento da dor, inchaço e endurecimento no músculo da panturrilha


ATENÇÃO: Através de muitos estudos e observação clínica, hoje se sabe que RARAMENTE um menisco deve ser operado! Muitas vezes o estudo de imagens, como o da Ressonância Magnética, mostra alterações meniscais como "lesão ou fratura do corno posterior do menisco medial" de aspecto degenerativo e que NÃO DEVEM SER OPERADAS! Mesmo que haja um alívio da dor no pós operatório (artroscopia), com o passar dos meses e anos, um processo de artrose precoce se instalará no joelho operado.

Compartilhar:

Saiba mais

Viscossuplementação / Ácido Hialurônico

Acesse

Artrose do Joelho

Acesse

Condromalácia – “Joelho Estalando”

Acesse