O que é a prótese do joelho:
A prótese do joelho nada mais é que um recapeamento da articulação do joelho por implantes metálicos e sintéticos que envolvem os ossos desprotegidos de sua estrutura de proteção nativa (cartilagem). Serve, portanto, para aliviar as dores causadas pela artrose (doença do joelho que elimina / degenera a cartilagem) em condições avançadas. Um joelho que tem artrose avançada dói muito quando usado já que os nossos ossos são vivos e têm nervos que levam o joelho a doer quando perdem sua proteção natural de menisco e cartilagem
Ver mais sobre Artrose
Se você imagina o joelho como uma dobradiça tenha certeza de que, na verdade, é muito mais complexo. Para todos os componentes metálicos e sintéticos que constituem a prótese do joelho deve haver uma congruência e similaridade com as superfícies naturais/anatômicas de um joelho normal. Com base na idade, estilo de vida e condições do joelho do paciente, existem diversas opções de design de prótese que podemos escolher para que o paciente possa retomar à sua vida ativa sem complicações. Em última análise, o cirurgião fará uma recomendação do implante (design e marca) com base em sua habilidade e experiência com um dispositivo em particular, bem como suas circunstâncias e necessidades específicas.
O Dr. Marcelo Tostes entende que é extremamente importante que o cirurgião explique as diferenças das próteses ao paciente para que ambos possam tomar as melhores decisões conjuntamente.